Cabedelo está prestes a receber um cruzeiro de altíssimo luxo e entrar de vez na rota dos destinos internacionais mais exclusivos. Isso foi confirmado pelo presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, durante entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa”, na rádio 100.5 FM. O navio chega ao Porto de Cabedelo no dia 29 de outubro e traz um detalhe curioso: ele foi pensado especialmente para turistas milionários. Só para ter uma ideia, o valor da passagem individual chega a 25 mil dólares, ou seja, mais ou menos R$ 150 mil por pessoa. Não é pouca coisa!
O navio terá 162 passageiros a bordo e está previsto para atracar às 7h da manhã, partindo no final da tarde do mesmo dia. Apesar da animação, Ricardo Barbosa fez questão de deixar claro que o impacto turístico dessa visita é mais simbólico, já que se trata de um evento bem pontual.
Segundo ele, esse tipo de cruzeiro é completamente diferente dos grandes navios com milhares de turistas, como os da MSC ou Royal Caribbean. O Porto de Cabedelo, por enquanto, não tem estrutura para receber embarcações desse porte — aquelas que parecem verdadeiras cidades flutuantes e chegam a ter mais de 330 metros de comprimento. Imagina só tentar dar a volta com um desses dentro do porto? Não rola. Até atracam, mas não conseguem manobrar por causa do espaço.
Por isso, as grandes companhias ainda não incluem Cabedelo em suas rotas regulares. Só que tem novidade boa vindo aí: o governo da Paraíba, junto com o Ministério dos Portos e Aeroportos, liderado por Silvio Costa Filho, já está articulando a dragagem da bacia de evolução do porto. O projeto já está pronto e tramitando no PAC, em Brasília. Agora, a busca é por recursos para tirar essa ideia do papel e, quem sabe, trazer navios cada vez maiores para Cabedelo no futuro.
Enquanto isso, a chegada desse cruzeiro de luxo já deve movimentar bastante a economia local. Afinal, não é todo dia que 162 pessoas desembarcam gastando o equivalente a um apartamento de alto padrão só na passagem. É um grupo super seleto, mas que pode colocar Cabedelo no radar do turismo de alto nível — e abrir portas para novas oportunidades daqui para frente.
