“O Brasil precisa melhorar a atuação da Polícia Civil para resolver o problema da impunidade”, afirma autora de livro sobre Segurança Pública

0
100

Um dos maiores combustíveis para o ciclo da violência no Brasil é a impunidade. E em grande medida, as explicações para esse quadro nacional estão na insuficiência investigativa da Polícia Civil nos estados.

A opinião é da escritora Melina Risso, que, ao lado da também escritora Ilona Szabô, lançou o livro Segurança Pública para virar o jogo. Em entrevista à Rádio Câmara, Melina – que é membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – listou uma série de ações que o Brasil deve adotar para frear o aumento da violência no país. Entre elas, a escritora destacou a necessidade de se investir mais e melhor na Investigação Criminal.

“O que a gente precisa para resolver o problema da impunidade é melhorar a atuação da Polícia Civil. Ela precisa ter melhores capacidades de investigação e esclarecimento, porque só assim o crime pode ser julgado”, afirmou Risso.

Ela lembrou que o Ministério Público, por exemplo, precisa de um trabalho bem elaborado da Investigação Criminal, pois do contrário o MP não consegue pedir a condenação dos réus nos processos criminais, o que resulta na conhecida ‘impunidade’ e, consequentemente, mais violência.