Comissão aprova R$ 40,9 milhões para construção de presídio federal em Pernambuco

0
297

A Comissão Mista de Orçamento da Câmara Federal aprovou nessa quinta-feira, 17 de outubro, projeto de crédito para a construção de uma penitenciária federal na cidade de Itaquitinga (PE), a 84 quilômetros de Recife. O valor dos recursos aprovados é de R$ 40,9 milhões.

Quando concluída, a unidade será a 6ª penitenciária federal do país. Na semana passada, o governo federal inaugurou sua 5ª unidade, localizada em Brasília, anunciada no ano de 2008. O presídio ainda não recebeu presos.

As outras quatro penitenciárias federais do Brasil estão em Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR). Todas elas são construídas sob o mesmo padrão de engenharia e segurança, com o mesmo número de celas (208), para abrigar os líderes de facções criminosas.

De acordo com o governo federal, nunca houve registro de fugas nem rebeliões nesses presídios.

‘Mal comparando’

Só para que o leitor tenha uma ideia, somando-se o total de presos das quatro penitenciárias federais do Brasil, o resultado não chega ao número de detentos que hoje ocupam a Penitenciária Padrão de Campina Grande (PB), por exemplo, população que atualmente gira em torno de 650 encarcerados.