Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017

Publicidade

ASSORAC

Publicada em 06/07/2016 | Autor: QAP

Governo da Paraíba terá que realizar promoção de Bombeiros Militares
Governo da Paraíba terá que realizar promoção de Bombeiros Militares

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu a segurança para que o Governo do Estado realize a promoção de bombeiros militares para o posto de Capitão do Quadro de Oficiais Administrativos (QOABM) do Corpo de Bombeiro da Paraíba, com efeito retroativo, inclusive financeiro, a 25 de dezembro de 2015. O Mandado de Segurança teve a relatoria do juiz convocado Aluízio Bezerra Filho.

O processo para promoção foi paralisado, por tempo indeterminado, por força da Medida Provisória nº 242, de 26 de janeiro de 2016. Mas, de acordo com o relator e com as provas dos autos, os oficias concorreram às promoções, pelo critério de antiguidade, às vagas abertas para serem providas no dia 25 de dezembro de 2015.

No entanto, a Administração não realizou os atos de promoção na data legalmente prevista e editou a Medida Provisória (MP) um mês seguinte, suspendendo, indefinidamente, todas as promoções de servidores, civis e militares, previstas em lei.

O magistrado afirmou que a MP, que estabeleceu a suspensão das promoções, não pode retroagir para suspender o direito dos oficiais, que já deveriam estar promovidos desde 25 de dezembro de 2015.

“A jurisprudência do STJ consolidou-se no sentido de que não prospera o argumento de ausência de dotação orçamentária para impedir a implementação de vantagens previstas legalmente, para os servidores públicos, uma vez que o direito adquirido do servidor não pode estar à mercê do gestor”, explicou o juiz.

Por Gabriela Parente - TJPB




Leia Também

  1. Dia das Crianças: Inscrições no Corpo de Bombeiros vão a...
  2. Corpo de Bombeiros atendeu mais de mil ocorrências na Seman...
  3. Bombeiros do Curso de Mergulhador de Resgate realizam treina...

Publicidade

Borda Comunicação