Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017

Publicidade

ASSORAC

Publicada em 23/03/2015 | Autor: QAP

Bombeiros do Curso de Mergulhador de Resgate realizam treinamentos práticos
Bombeiros do Curso de Mergulhador de Resgate realizam treinamentos práticos

O Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), realizou uma série de instruções práticas durante esta primeira semana de aulas. O foco foi o treinamento de técnicas de mergulho livre e de entrada na água, incluindo salto da plataforma de dez metros de altura – simulando o desembarque de aeronave para um resgate no mar.

Conforme o instrutor do curso e chefe da seção de Relações Públicas do CBMPB, major Tiago Aragão, nesses primeiros dias de Cmaut a instrução dos alunos foi focada na preparação inicial do mergulhador livre, que significa a atuação dele sem o uso do equipamento de mergulho autônomo, tendo apenas a máscara snorkel, cinto com lastro e as nadadeiras.

“O mergulho livre é aquele realizado em apneia, isto é, quando o praticante utiliza apenas o ar dos pulmões para mergulhar. Ele é usado nas primeiras buscas, quando o profissional observa a submersão da vítima na água. Simultaneamente, ele chama a equipe de apoio, que fica de sobreaviso no quartel. Estudos mostram exemplos de pessoas que ficaram submersas até uma hora e ainda assim conseguiram sobreviver”, explicou.

O Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut) teve início na última quinta-feira (12) e segue com treinamentos intensos até junho, totalizando um período de 12 semanas. O objetivo é capacitar os bombeiros para atuar em operações de resgate de pessoas, animais e objetos em ambientes subaquáticos.

Assessoria de Imprensa




Leia Também

  1. Governo da Paraíba terá que realizar promoção de Bombeir...
  2. Dia das Crianças: Inscrições no Corpo de Bombeiros vão a...
  3. Corpo de Bombeiros atendeu mais de mil ocorrências na Seman...

Publicidade

Borda Comunicação